sexta-feira, 7 de março de 2008

CARTA ABERTA

“OLHOS NEGROS CRUÉIS TENTADORES”


Nós, do Coletivo Cruéis Tentadores, grupo artístico que atua na cidade de Salvador-BA desde 2004, vimos através desta esclarecer os últimos acontecimentos e demonstrar nossa profunda indignação diante das questões políticas e sociais que nos cercam.

Na noite da última quarta-feira (05 de março de 2008), parte da equipe – Marcelo Sousa Brito/ Tatiane Carcanholo e Gabriela Leite, se dirigiam a rodoviária a fim de cumprir os compromissos adquiridos junto à Fundação Cultural do Estado da Bahia-FUNCEB, com o edital de circulação Prêmio Jurema Penna, viagem para Vitória da Conquista, Itambé e Poções.

Ao saírem da casa de duas integrantes do elenco, na Rua 8 de dezembro, Graça, às 20h, os três foram abordados por três sujeitos armados, que levaram um carro no valor estimado de R$ 30 mil, uma bolsa com documentos, dinheiro e celular, mais duas malas com cachês, pertences, roupas além de todo o figurino, sapatos, cds e documentos das prestações de contas do espetáculo GUILDA.

O que podemos dizer enquanto grupo e envolvidos no ocorrido é que estamos em choque. Não levaram nossos bens, mas a história pessoal de cada um e a história de um espetáculo construído há dois anos com muita garra, sem recurso nenhum, a pé, suado, rasgado, intransigente e inteligente, político também.

O edital da FUNCEB é a primeira experiência onde temos a dignidade de receber um valor que nos permite pagar justamente o trabalho desta excelente equipe, que cada vez mais demonstra seu total caráter em relação ao trabalho e decide seguir em frente.

Não deixaremos de cumprir todas as nossas metas. Por isso já iniciamos campanha. Costureiras, pessoas ligadas à moda e à oficina “Em busca de um corpo híbrido”, nos ajudarão nos próximos dias a construir um novo processo estético e apresentaremos nosso espetáculo e performances com uma nova roupagem e munidos de uma idéia: discutir o que nos ocorreu e ver como isso abre diálogos e portas em relação à imagem que temos de nossas situações contemporâneas.

É muito difícil assumir toda esta proposta e esperamos contar com o apoio de todos os órgãos e organizações culturais, educacionais, sociais. A energia depositada nesta reconstrução é muito grande, assim como os valores materiais que teremos que rediscutir. Somos artistas, ainda não temos nem noção de quando conseguiremos repor tudo o que perdemos, pois, literalmente, não temos dinheiro.

Temos total noção que esta é uma experiência que se repete com muitos, diariamente em Salvador, enquanto o desemprego chega a quase 30%, mais da metade da população vive em situação irregular, lixos são revirados na porta de grandes prédios da Vitória e da Graça, pessoas vivem em constante situação de miséria vendo carros importados e trios elétricos passar.

Apesar de tudo: EVOÉ. E que nossa arte sempre possa mais, que o bilhete de entrada para nossos espetáculos - quando houver - seja a porta de entrada para a elaboração de novas realidades.

ATENCIOSAMENTE
COLETIVO CRUÉIS TENTADORES
Março 2008

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas que porra!Eis a nossa cidade da Bahia! Sempre dou uma olhada no blog para ver alguma novidade e acompanhar vocês na estrada e agora me deparei com esse fato terrível. Um projeto tão bacana deve mesmo continuar. Quem sabe algo melhor não está por vir? Beijos em todos, sucesso e o mínimo que posso expressar nesse momento, galera: solidariedade.

Anônimo disse...

Mas um pouco de marketing...