quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Depoimento Gabriela Leite


O Crueis Tentadores pra mim tem como maior significado a liberdade de expressão. Pois tudo é possível no processo de criação de artistas sem limites para a produção de qualquer forma artística. Com o teatro como ponto de partida para diversas linguagens, o coletivo que foi se construindo com o carinho sensorial pela poesia da criação improvisada, onde o universo de sensações do cotidiano é a fonte principal para a construção de ideias que se relacionam com a percepção critica da sociedade. Somos tentados o tempo todo para novo e para o velho, pois não há limites entre o tempo e espaço nos processos de criação das obras realizadas pelo coletivo.
Então fazer parte desses processos é deliciosamente tentador... e como videomaker tenho necessidade de registrar tudo e tem sido uma grande fonte de experimentaçoes audiovisuais, pois qualquer movimento de um integrante do coletivo pode ser transformado em um um curta-metragem, um video clipe, um documentario, um video arte, enfim , sao diversas possibilidades de expessao e o audiovisual dialoga muito bem com as nossas necessidades expressão artísticas.


Experimeto a melhor forma de traduzir a obra teatral para o audiovisual, tentando perceber o movimento dos atores em cena para revelar assim as caracteristicas das personagens.E as intenções cénicas do colectivo são regadas de musicas, sensualidade, provocações corporais com a plateia, que também se transforma em interprete , desencadeando assim uma rede de possibilidades para o registro audiovisual. E a partir do momento em que se utiliza outra linguagem durante o espetaculo, onde os interpretes dialogam também com a Camera, acontece ai uma simbiose. O teatro torna- se audiovisual, pois depois de ser registrado esta imortalizado e é possível reassistir à apresentação. Por conta disso, o momento de captação se torna especial por não apenas ser observação do espetaculo mas pela participaçao do processo narrativo, documentando e enquadrando de acordo com a intenção da cena e compondo um ballet subjectivo de imagens de corpos e texto.



O ponto mais marcante, pra mim, foi quando à véspera de uma turne pelo interior da Bahia, do Coletivo com o espetaculo Guilda, parte dos integrantes foram assaltados e foi levado todo o figurino da peça, abalando estruralmente e psicologicamente o grupo. E com espírito de colectividade mais aguçado num processo de hibridizaçao e transformação das imperfeições com uma enérgica produção a partir de doaçoes o figurino foi recriado e a realizaçao dos Espetaculos e Oficinas foram muito interessantes, tendo exelentes resultados nos processos criativos e sendo tudo registrado em video.
As Oficinas, realizadas em Vitoria da Conquista, Poçoes e Itambé funcionaram como grande fonte de pesquisa tanto para os integrantes do curso, que ministraram as aulas como para os atores locais que participaram festivamente dos processos.
Durante essa turne, foi documentado todo o processo e realializado diversos videos experimentais entre os intevalos das oficinas e as apresentaçoes da Peça, durante as viagens de um municipio e outro, com diversas propostas de linguagens.

Um comentário:

cécile guillemot disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.